INDEX - INÍCIO Volta ao começo Inglês
 

Conheça o site da Grau Celsius
 
Arquivos Eucalyptus Newsletter & Eucalyptus Online Book



 
 

 

 

Arquivos Eucalyptus Newsletter & Eucalyptus Online Book

Retrospectiva 2005/2016

Um Enorme Banco de Dados e de Conhecimentos sobre os Eucaliptos Colocados à sua Disposição para Livre Acesso

Nessa página de retrospectiva tecnológica eucalíptica, nós estamos lhes trazendo uma consolidação da maior parte de nosso esforço redacional e de criação entre os anos de 2005 até 2016, oferecendo-lhes a oportunidade de recordar sobre nossas seções mais relevantes acerca dos eucaliptos e publicadas através de 52 edições da Eucalyptus Newsletter e de 45 capítulos do Eucalyptus Online Book que foram lançados desde suas origens até o final do ano de 2016.

A Eucalyptus Newsletter, além de lhes oferecer valiosos conteúdos, tem também a missão de difundir a todos nossos leitores cadastrados e demais interessados os capítulos lançados em nosso o "Eucalyptus Online Book", um livro digital e gratuito acerca dos muitos aspectos técnicos, científicos e aplicados dos eucaliptos, sendo totalmente escrito por Celso Foelkel. Os capítulos desse livro já somam 45 até o momento e todos eles se colocam à disposição da sociedade da base florestal e demais interessados de forma gratuita através do website www.eucalyptus.com.br.

Cada uma das edições da Eucalyptus Newsletter está organizada em seções, algumas que se repetem a cada edição e outras variadas, que surgem na forma de textos, tutoriais, revisões ou coletâneas

Algumas seções, como "Referências Técnicas da Literatura Virtual" - "Referências sobre Eventos e Cursos" - "Euca-Links" ocorrem frequentemente. Nelas, procuramos lhes apresentar websites interessantes a serem navegados, contendo literaturas, palestras, material didático de cursos, livros de eventos, fotos, fluxogramas, figuras, tabelas, filmes, vídeos, etc., sempre relacionados aos eucaliptos.

Uma seção sempre presente e de enorme sucesso entre os leitores é a dedicada a homenagear "Os Amigos do Eucalyptus". Ela foca principalmente pessoas que se destacam em relação aos eucaliptos. Muitos pesquisadores e especialistas do setor de base florestal têm sido assim homenageados e a produção técnica de cada um compartilhada com nossos leitores.

Outras seções são eventuais e ocorrem de forma alternada conforme as edições, como as que se seguem:

"Recanto da Ecoeficiência e da Sustentabilidade"

"Um Encontro com a Inovação Setorial"

"Coletânea de Textos de Celso Foelkel"

"O Mundo dos Eucaliptos”

"Revistas Digitais Especializadas"

"Zoneamentos Ecológicos, Econômicos e Florestais para o Brasil"

"Vídeos Técnicos Online"

"Ensaios Tecnológicos Eucalípticos pelos Amigos do Eucalyptus" ou ainda chamada de "Com a Palavra... Os Amigos do Eucalyptus"

"Conversando com o Alberto Mori"

"Grandes Autores sobre Pragas e Doenças dos Eucaliptos"

"Garimpando Trabalhos Técnicos de Grandes Autores"

"Materiais de Conteúdo Técnico de Nossos Parceiros"

Outra seção muito visitada é denominada de "Contribuições dos Leitores". Ela está orientada para contemplar publicações e mensagens relevantes de nossos leitores, bem como relacionar seleções especiais de publicações de alguns de nossos leitores mais frequentes e que se destacam por suas significativas contribuições aos eucaliptos. É muito comum recebermos presentes técnicos como livros, teses, palestras, vídeos e artigos de nossos leitores, às vezes interessados em divulgar esse material, outras vezes apenas nos informando sobre suas conquistas. Como a maioria tem alta relevância para o setor de base florestal, resolvemos criar uma janela em nosso informativo digital, oportunizando assim, que todos os nossos leitores possam encontrar dados sobre esses valiosos materiais a nós enviados. Com isso, ampliamos e diversificamos nossa linha tecnológica, abrindo novas rotas para se encontrar mais conhecimentos sobre os eucaliptos.

Em "Relatos de Vida" procuro relatar fatos importantes que ocorreram em minha vida profissional e que de alguma maneira possam ser de interesse para nossos leitores, até mesmo para reflexões por aqueles que ainda estão começando sua trajetória profissional e que possam ter algumas referências sobre como as coisas acontecem ou aconteceram em nosso setor. Como tive a felicidade de estar envolvido em inúmeras situações, até mesmo históricas do setor florestal brasileiro, decidi usar “minha caneta” e agora o computador para compartilhar esses fatos com vocês.

Em 2011, recebemos autorização de nosso amigo Dr. Jorge Luiz Colodette, para que colocássemos em nossas publicações digitais todo o material técnico dos já consagrados ICEP’s - Colóquios Internacionais sobre Celulose de Eucalipto. Até o momento, já conseguimos disponibilizar todas as palestras e artigos de seis desses eventos, mas ainda existem outros que logo virão a público com seus valiosos artigos e palestras.

Os artigos de Ester Foelkel e/ou Celso Foelkel sobre as "Curiosidades e Singularidades acerca dos Eucaliptos e do Setor de Base Florestal" cobrem uma interessante variedade de títulos e de situações, procurando trazer elucidações ao grande público acerca das muitas utilizações dos eucaliptos e dos benefícios do setor de base florestal plantada para a sociedade.

A partir de 2016, decidi passar a compartilhar os materiais dos inúmeros cursos que tenho ministrado no Brasil ou internacionalmente, criando assim uma nova seção denominada de "Materiais de Cursos de Celso Foelkel". Espero que essas palestras e materiais didáticos possam ser úteis aos interessados em conhecer mais sobre particularidades do setor.

Para complementar e de forma aleatória, muitas vezes por sugestões dos leitores, temos tido seções especiais, tipo "Coletâneas, Revisões ou Tutoriais", versando sobre tópicos de muito interesse acerca do Eucalyptus.

Finalmente, a seção "Artigo Técnico por Celso Foelkel" tem tido a missão de promover esclarecimentos sobre temas técnicos ou conceituais, que por alguma razão, encontram-se em diferentes níveis de conhecimento na sociedade, e por isso mesmo, às vezes, acabam por resultarem em situações de conflitos em seus entendimentos e interesses.

Finalmente, de forma aleatória e muitas vezes por sugestões dos leitores, temos tido seções especiais, tipo coletâneas, revisões em textos ou tutoriais, versando sobre tópicos de muito interesse acerca do Eucalyptus.

Convidamos a visitarem nossos arquivos de 2005/2016 e a acessarem, conforme o interesse de cada um, nossa produção técnica, a partir das diversas seções a seguir, onde serão possíveis se encontrarem direcionamentos para a enorme quantidade de textos que foram produzidos e distribuídos nesse período de 11 anos de intensas e diversificadas atividades tecnológicas em benefício do setor de base florestal.

Aproveitem e naveguem – esperamos que encontre conteúdos que possam lhes ser úteis:

Seção - O Mundo dos Eucaliptos

Os Eucalyptus em Portugal

Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

África do Sul

Uruguai

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - Brasil

Estado de São Paulo - Brasil

Estado de Minas Gerais - Brasil

Estado do Piauí - Brasil

Updates acerca do Estado do Mato Grosso do Sul - Brasil

Estado do Tocantins - Brasil

Brasília - Distrito Federal – Brasil


Seção - Os Amigos do Eucalyptus

Dr. Herbert Sixta

Eng.º Florestal Teotônio Francisco de Assis

Dr. Robert Paul Kibblewhite

Dr. Laércio Couto

Dra. Maria Cristina Area

Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo

Dr. José Luiz Stape

Gustavo Iglesias Trabado

Professor José Paz Peña

Professor Roberto Melo Sanhueza

Professor Paulo Renato Schneider

Professor Miguel Ángel Mário Zanuttini

Dr. Dario Grattapaglia

Dr. Alberto Daniel Venica

Professor Dr. José Lívio Gomide

Professor Dr. José Otávio Brito

Professor Dr. Dan Binkley

Eng.º Florestal M.Sc. Rubens Cristiano Damas Garlipp

Mr. Dave Hillman

Engenheiro Florestal M.Sc. Jorge Vieira Gonzaga († In memoriam )

Dr. Leopold Rodés e seus Famosos "Ensaios Históricos sobre o Papel" - († In memoriam)

Um Encontro com Alguns dos Amigos dos Eucaliptos de Portugal

Dra. Maria da Graça Videira Sousa Carvalho

Dr. Paulo Jorge Tavares Ferreira

Engenheiro Florestal Manoel de Freitas

Professor Dr. Mauro Valdir Schumacher

Engenheiro Agrônomo Silvicultor Nelson Barboza Leite

Engenheiros Florestais e Mestres em Ciências Vail Manfredi e Mauro Manfredi

Professor Dr. Fábio Poggiani

Engenheiro Florestal Edgard Campinhos Júnior

Professor Dr. Walter de Paula Lima

Engenheiro Químico M.Sc. Alberto Ferreira Lima

Professor Dr. Rubens Chaves de Oliveira & Bibliotecária M.Sc. Dóris Magna Avelar de Oliveira

Homenagem Especial ao Sempre Eterno... Professor Dr. José Lívio Gomide († In memoriam )

Dr. Braz José Demuner

Engenheiro Elétrico, Eletrotécnico e Eletrônico & Mestre em Engenharia Florestal Edison da Silva Campos

Engenheiro Florestal Leonel Freitas Menezes († In memoriam )

Engenheiro Agrônomo Claudio Renck Obino


Seção - Ensaios Tecnológicos Eucalípticos pelos Amigos do Eucalyptus - ou também chamada - Com a Palavra... Os Amigos do Eucalyptus...

Polpas Kraft Branqueadas de Fibras Curtas do Brasil - Os Superiores Eucaliptos Conquistam os Mercados Mundiais - por Dave Hillman

O Papel das Florestas Plantadas para Atendimento das Demandas Futuras da Sociedade - Artigo por Rubens Cristiano Damas Garlipp & Celso Foelkel

Os Novos Rumos da Silvicultura Brasileira e a sua Condução - por Nelson Barboza Leite

Contribuição ao Desenvolvimento da Cultura do Eucalyptus no Brasil: uma realização surpreende - Artigo pelo Engenheiro Florestal Edgard Campinhos Júnior

Contribuição aos Conhecimentos sobre a Hidrologia dos Eucaliptos - O Eucalipto e a Água: desvendando o mito! Artigo pelo Professor Dr. Walter de Paula Lima

Celulose Solúvel: Utilização, Competitividade & Tendências de Mercado. Artigo pelo Engenheiro Químico Alberto Ferreira Lima



Seção - Relatos de Vida – Celso Foelkel


• Todos os diversos e variados Relatos de Vida escritos por Celso Foelkel podem ser acessados em nosso website no endereço apresentado logo abaixo. No momento, são mais de 40 relatos, que muito se relacionam com a história do setor de celulose e papel. Isso porque, nesse ano de 2017, Celso Foelkel estará completando 50 anos de dedicação à base florestal e ao setor de celulose e papel, com atuações nacionais e internacionais sendo relatadas com emoção e entusiasmo. Sugerimos conferir em:


http://www.celso-foelkel.com.br/relatos_vida.html



Seção - Materiais de Cursos de Celso Foelkel

Gestão de Resultados Operacionais para Supervisores e Operadores

Eucalyptus Fibers – From Forests to Papers (Curso Internacional em Inglês)

Seção - Grandes Autores sobre Pragas e Doenças dos Eucaliptos

Dr. Celso Garcia Auer

Dr. Edson Tadeu Iede

Professor Dr. Carlos Alberto Hector Flechtmann

Dra. Dalva Luiz de Queiroz

Seção - Referências Técnicas da Literatura Virtual - Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Referências sobre a África do Sul

Referências sobre o Uruguai

Teses e Dissertações de Universidades do Chile

Referências sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Reportagens de Capa da Revista "O Papel"

Livros Históricos sobre os Eucaliptos escritos por Edmundo Navarro de Andrade, Armando Navarro Sampaio e Octávio Vecchi

Mais Alguns Livros Históricos e Clássicos sobre os Eucaliptos

Uma Seleção de Algumas Teses e Dissertações da UFV - Universidade Federal de Viçosa... Orientadas pelo Professor Dr. José Lívio Gomide

Referências sobre o Estado de Minas Gerais - Brasil

Referências sobre o Carvão Vegetal de Eucalipto

Referências sobre o Estado do Piauí - Brasil

Referências sobre o Estado do Tocantins - Brasil

Referências sobre Brasília - Distrito Federal – Brasil

Artigos Técnicos e Científicos dos Amigos do Eucalyptus - Dra. Maria da Graça Videira Sousa Carvalho e Dr. Paulo Jorge Tavares Ferreira

Artigos Eucalípticos de Autoria do Dr. Francides Gomes da Silva Júnior

Artigos sobre a Espécie Florestal Acacia mearnsii de Autoria do Dr. Mauro Valdir Schumacher

UBI - Universidade da Beira Interior – Covilhã, Portugal

Atualização de Literatura sobre Biorrefinarias Integradas no Setor de Celulose e Papel

Atualização de Literatura sobre Competitividade do Setor de Celulose e Papel

Projetos de Implantação de Unidades em Biorrefinarias Integradas no Setor de Celulose e Papel

Usos Tecnológicos das Madeiras dos Eucaliptos e de Outras Folhosas (Dicotiledôneas Arbóreas) de Interesse Econômico e Comercial - Artigos do Professor Dr. Setsuo Iwakiri

Seleção de Dissertações & Teses sob Orientação de... Professor Dr. Rubens Chaves de Oliveira



Seção - Euca-Links
- Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Euca-Links sobre a África do Sul

Euca-Links sobre o Uruguai

Euca-Links sobre o Estado de São Paulo

Euca-Links sobre o Carvão Vegetal de Eucalipto

Euca-Links sobre o Estado do Piauí - Brasil

Websites Acadêmicos com Ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel

Euca-Links sobre o Estado do Tocantins - Brasil

Cartilhas & Guias Técnicos sobre os Eucaliptos



Seção - Referências sobre Eventos e Cursos - Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Eventos e Cursos na África do Sul

Eventos e Cursos no Uruguai

Eventos e Cursos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Eventos e Cursos em Minas Gerais - Brasil

Eventos e Cursos sobre Carvão Vegetal de Eucalipto


Seção - Revistas Digitais Especializadas - Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Revistas Digitais na África do Sul

Revistas Digitais no Uruguai

Revistas Digitais no Estado de São Paulo - Brasil

Revistas Digitais no Estado de Minas Gerais - Brasil


Seção - Vídeos Técnicos Online


Vídeos Técnicos sobre Carvão Vegetal de Eucalipto

Vídeos Florestais e Celulósico-Papeleiros


Seção - Um Encontro com a Inovação Setorial - Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Artigos ABTCP

"Roadmaps" Tecnológicos

Estratégias Tecnológicas IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais e Agenda 2020 Technology Alliance


Seção - Recanto da Ecoeficiência e da Sustentabilidade - Apenas as Edições Relacionadas a um Tema Específico

Artigos ABTCP

Rotulagem Ambiental e Certificação Florestal


Seção - Zoneamentos Ecológicos, Econômicos e Florestais para o Brasil


Inventário Florestal e Zoneamento ZEE-MG do Estado de Minas Gerais - Brasil

Inventário Florístico Florestal do Estado de Santa Catarina - Brasil - (Página 54)


Seção - Conversando com o Alberto Mori

Conversando com Alberto Mori sobre os Papéis dos Eucaliptos

Papéis Decorativos


Seção - Coletânea de Textos de Celso Foelkel

Capítulos do Eucalyptus Online Book sobre Resíduos Sólidos no Setor de Celulose e Papel

Capítulos do Eucalyptus Online Book sobre Ecoeficiência e Produção mais Limpa para o Setor de Celulose e Papel

Humanizando nossas Empresas

Sustentabilidade florestal

Coletânea de Textos de Celso Foelkel Resultantes de sua Atuação na CENIBRA – Celulose Nipo Brasileira S.A.

Coletânea de Artigos de Celso Foelkel Publicados na Revista Árvore


Seção - Garimpando Trabalhos Técnicos de Grandes Autores

Dra.Pratima Bajpai

Doutor Rudine Antes


Seção - Contribuições dos Leitores

Dr. Paulo Henrique Muller da Silva - (Página 59)

Professor Gabriel Valim Cardoso


Seção - ICEP’s - Colóquios Internacionais sobre Celulose de Eucalipto - International Colloquium on Eucalyptus Pulp


Artigos e Palestras do Primeiro Colóquio – I ICEP – Viçosa/MG – Brasil

Artigos e Palestras do Segundo Colóquio - II ICEP realizado em Concepción - Chile

Apresentações Orais do Terceiro Colóquio – III ICEP - Belo Horizonte – Brasil

Apresentações em Pôsteres do Terceiro Colóquio – III ICEP - Belo Horizonte - Brasil

Apresentações do Quarto Colóquio – IV ICEP - Concepción – Chile

Apresentações e Pôsteres do Quinto Colóquio – V ICEP – Porto Seguro – Brasil

Apresentações e Relação de Pôsteres do Sexto Colóquio – VI ICEP – Colônia do Sacramento – Uruguai


Textos, Tutoriais e Coletâneas Especiais sobre Tópicos Relevantes acerca dos Eucaliptos

Plantas da Austrália - Os Gêneros Eucalyptus, Corymbia e Angophora

Certificação Florestal

Estudos de Impacto Ambiental das Novas Fábricas das Empresas Botnia e ENCE no Uruguai

Eucalyptus na Ásia

Doenças dos Eucalyptus

O Curso de Pós-Graduação em Celulose e Papel da UFV

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - Tecnologia de Produtos Florestais da UFSM

Anatomia da Madeira - Uma Coletânea de Conhecimentos e uma Galeria de Paisagens Fotográficas

Anatomia da Madeira - Uma Complementação de Indicações ao nosso Tutorial

Pragas e Doenças dos Eucalyptus

Óleos Essenciais de Eucaliptos

Aptidão Melífera e Apícola dos Eucaliptos

• Genômica em Eucaliptos

Estudos de Impactos Ambientais de Modernas Linhas de Fibras de Celulose

Legislação Ambiental para Modernas Fábricas de Celulose: Estudos pelo Governo da Tasmânia

Branqueamento das Celuloses Kraft de Eucaliptos

Melhores Tecnologias Disponíveis para Fabricação de Celulose de Eucalipto

Custos e Rentabilidades na Produção de Madeira de Eucalipto em Povoamentos Manejados por Talhadia Simples e Corte Raso

Galerias de Fotos sobre os Eucaliptos

Um Guia de Campo para as Árvores de Eucaliptos e de Outras Espécies Utilizadas em Plantações Florestais

Cultivando e Plantando Eucaliptos

As Riquezas de Albany (Oeste da Austrália) são Garantidas pelo Pensamento Estratégico Florestal

Eucaliptos: Dúvidas, Crenças, Mitos, Fatos e Realidades. Parte 01: A Opinião das "Partes Contrárias"

Eucaliptos: Dúvidas, Crenças, Mitos, Fatos e Realidades. Parte 02: A Opinião das "Partes Favoráveis"

RISI Top 50 Power List

Mapa Mundial do Eucalipto 2008

Mapa Mundi dos Eucalyptus

Tributos aos Eucaliptos: na Música e na Literatura

Controle da Matocompetição nas Plantações Florestais de Eucalyptus

Cinco Anos de "Pergunte ao Euca Expert"

Postes de Madeira de Eucaliptos

FEENA - Floresta Estadual "Edmundo Navarro de Andrade"

Museu do Eucalipto

Preços dos Produtos de Base Florestal

Custos das Operações Florestais com Eucaliptos

Herbários Virtuais

Lignotúber: o que é e para que serve nos eucaliptos...

Xilotecas ou Coleções de Madeiras Virtuais

Primeira Convenção/Congresso Anual da ABCP/ABTCP em 1968

"O Lugar do Papel" - Edição Especial da Revista Ciência & Ambiente - Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

Ano Internacional das Florestas

Nova Geração de Plantações Florestais - "New Generation Plantations"

Plantações Florestais em Direção a um Futuro Sustentável --- Florestas: Coração da Economia Verde - "Forest Plantations towards a Sustainable Future –-- Forests: the Heart of a Green Economy"

ABTCP - 45 Anos

UFV – Curso de Pós-Graduação em Celulose e Papel – 35 Anos

Kit do Eucalipto – 2014


Seção - Curiosidades e Singularidades Acerca dos Eucaliptos e do Setor de Base Florestal - por Ester Foelkel e/ou Celso Foelkel

Os Eucaliptos e o Artesanato

Os Eucaliptos Inspirando as Artes

Os Eucaliptos Utilizados em Paisagismo e Jardinagem

Os Eucaliptos Utilizados para a Produção de Bonsais

Os Eucaliptos Utilizados para a Produção de Repelentes de Insetos

Os Eucaliptos Utilizados para a Produção de Mel - Uma Apicultura de Excelente Qualidade

Os Eucaliptos Utilizados para a Fabricação de Sabões e Detergentes

Produção do Cogumelo Shiitake a partir de Toras de Eucaliptos

A Relação entre os Eucaliptos e as Alergias em Seres Humanos

Os Eucalyptus e suas Propriedades Desinfetantes e Anti-Sépticas

Os Eucalyptus e a Produção de Taninos

Dormentes de Madeira de Eucalipto

A Madeira do Eucalipto e sua Utilização em Pisos e Assoalhos

Obtenção de Ácido Pirolenhoso a partir da Madeira dos Eucaliptos

Obtenção de Alcatrão/Creosoto a partir da Madeira dos Eucaliptos

Produtos dos Eucaliptos com Finalidades Acaricidas e Carrapaticidas

A Poda dos Eucaliptos Urbanos

Madeira de Demolição: Novos Usos e Vantagens para a Madeira dos Eucaliptos

Madeira Roliça Fina de Eucalipto para Utilização na Construção Civil

Produtos de Madeira de Eucalipto de Maior Valor Agregado para Uso na Construção Civil

A Madeira dos Eucaliptos para Uso em Cercas e Moirões

A Madeira dos Eucaliptos Utilizada para a Construção de Pontes

Produtos Farmacêuticos (Fármacos) Derivados dos Eucaliptos

Vigas de Madeira de Eucalipto para Usos Estruturais na Construção Civil

Eucalyptus como Ingrediente de Chás e Alimentos

Os Eucaliptos e os Coalas

Eucalyptus deglupta – O Eucalipto Arco-Íris

Nossa Sociedade Adora o Papel

Instrumentos Musicais Produzidos com Madeiras de Reflorestamento

A Carta do Achamento do Brasil  ...Escrita em papel por Pêro Vaz de Caminha

Caixas, Caixotes e Embalagens de Madeira de Eucalipto


Capítulos do Eucalyptus Online Book - por Celso Foelkel

Casca da Árvore do Eucalipto: Aspectos Morfológicos, Fisiológicos, Florestais, Ecológicos e Industriais, Visando à Produção de Celulose e Papel

Minerais e Nutrientes das Árvores dos Eucaliptos: Aspectos Ambientais, Fisiológicos, Silviculturais e Industriais acerca dos Elementos Inorgânicos Presentes nas Árvores

As Fibras dos Eucaliptos e as Qualidades Requeridas na Celulose Kraft para a Fabricação de Papel

Elementos de Vaso e Celuloses de Eucaliptos

Resíduos Sólidos Industriais da Produção de Celulose Kraft de Eucalipto. Parte 01: Resíduos Orgânicos Fibrosos

Ecoeficiência na Gestão da Perda de Fibras de Celulose e do Refugo Gerado na Fabricação do Papel

Gestão Ecoeficiente dos Resíduos Florestais Lenhosos da Eucaliptocultura

Os Eucaliptos e as Leguminosas. Parte 01: Acacia mearnsii

Ecoeficiência e Produção mais Limpa para a Indústria de Celulose e Papel de Eucalipto

Oportunidades para Ecoeficácia, Ecoeficiência e Produção mais Limpa na Fabricação de Celulose Kraft de Eucalipto

A Produção de Florestas Plantadas de Eucalipto sob a Ótica da Ecoeficácia, Ecoeficiência e da Produção mais Limpa

Mil e Uma Maneiras de Fazer sua Fábrica de Celulose e/ou de Papel e sua Floresta Plantada mais Ecoeficazes e mais Ecoeficientes

Resíduos Sólidos Industriais do Processo de Fabricação de Celulose e Papel de Eucalipto. Parte 02: Fatores de Sucesso para seu Gerenciamento

Propriedades Papeleiras das Árvores, Madeiras e Fibras Celulósicas dos Eucaliptos

O Processo de Impregnação dos Cavacos de Madeira de Eucalipto pelo Licor Kraft de Cozimento

Individualização das Fibras da Madeira do Eucalipto para a Produção de Celulose Kraft

Diferenciando Polpas de Mercado e Papéis de Eucalipto através da Gestão dos Finos Celulósicos da Polpa

Produção de Carvão Vegetal Utilizando Madeira de Florestas Plantadas de Eucalipto

Um Guia Referencial sobre Ecoeficiência Energética para a Indústria de Papel e Celulose Kraft de Eucalipto no Brasil

Resíduos Sólidos Industriais do Processo de Fabricação de Celulose e Papel de Eucalipto. Parte 03: Lodos & Lodos

Resíduos Sólidos Industriais do Processo de Fabricação de Celulose e Papel de Eucalipto. Parte 04: Casca Suja

Utilização dos Conceitos da Ecoeficiência na Gestão das Emissões Atmosféricas do Processo de Fabricação de Celulose Kraft de Eucalipto

Utilização dos Conceitos da Ecoeficiência na Gestão do Consumo de Água e da Geração de Efluentes Hídricos no Processo de Fabricação de Celulose Kraft de Eucalipto

Os Eucaliptos e os Elementos Não Processuais na Fabricação de Celulose Kraft

Resíduos Sólidos Industriais do Processo de Fabricação de Celulose Kraft de Eucalipto. Parte 05: Resíduos Minerais

Capítulos do Eucalyptus Online Book sobre Resíduos Sólidos no Setor de Celulose e Papel

Capítulos do Eucalyptus Online Book sobre Ecoeficiência e Produção mais Limpa para o Setor de Celulose e Papel

Os Eucaliptos e as Leguminosas. Parte 2: Mimosa scabrella (Bracatinga)

Reflexões Acerca da Competitividade da Indústria Brasileira de Celulose Kraft Branqueada de Eucalipto

Os Eucaliptos e as Leguminosas: Parte 03 - Acacia mangium

As Biorrefinarias Integradas no Setor Brasileiro de Fabricação de Celulose e Papel de Eucalipto

A Sustentabilidade das Florestas Plantadas de Eucalipto na Rede de Valor da Celulose e Papel no Brasil

Aspectos Práticos e Conceituais sobre a Fabricação de Celulose de Mercado do Tipo Kraft Branqueada a Partir de Madeira de Eucalipto

Aplicações da Biotecnologia em Processos Industriais de Fabricação de Celulose de Eucalipto

Aplicações da Biotecnologia em Processos Industriais de Fabricação de Papel de Eucalipto

Aplicações da Biotecnologia em Processos Ambientais da Fabricação de Celulose Kraft e de Papel de Eucalipto: Processos Aeróbicos por Lodos Ativados para Tratamento de Efluentes

Aplicações da Biotecnologia em Processos Ambientais da Fabricação de Celulose Kraft e de Papel de Eucalipto: Compostagem de Resíduos e Geração de Biogás

Aplicações da Biotecnologia em Processos Ambientais da Fabricação de Celulose Kraft e de Papel de Eucalipto: Banhados Construídos ou Constructed Wetlands

Aplicações da Biotecnologia em Processos Ambientais da Fabricação de Celulose Kraft e de Papel de Eucalipto: Tratamentos Anaeróbicos de Efluentes Industriais

Cálculos, Problemas e Balanços Aplicados ao Setor de Produção de Celulose e Papel de Eucalipto: Parte 01: Uma Centena de Exemplos sobre Qualidade e Suprimento de Madeira e Processo de Fabricação de Celulose (Linha de Fibras)

Cálculos, Problemas e Balanços Aplicados ao Setor de Produção de Celulose e Papel de Eucalipto: Parte 02: Cinquenta Exemplos sobre Fabricação, Conversão, Utilização e Reciclagem do Papel

Cálculos, Problemas e Balanços Aplicados ao Setor de Produção de Celulose e Papel de Eucalipto: Parte 03: Noventa Exemplos sobre Geração e Conservação de Energia, Recuperação do Licor Preto Kraft, Utilidades e Polpação Química Sulfito

Qualidade da Madeira do Eucalipto - Reflexões Acerca da Utilização da Densidade Básica como Indicador de Qualidade da Madeira no Setor de Base Florestal

Qualidade da Madeira do Eucalipto - Acerca dos Acertos e Erros na Utilização da Densidade Básica como Indicador de Qualidade de Madeiras

Utilização da Biomassa do Eucalipto para Produção de Calor, Vapor e Eletricidade. Parte 1: Biomassa Florestal & Florestas Energéticas

Utilização da Biomassa do Eucalipto para Produção de Calor, Vapor e Eletricidade. Parte 2: Geração de Calor, Vapor e Eletricidade

Utilização da Biomassa do Eucalipto para Produção de Calor, Vapor e Eletricidade. Parte 3: Resíduos Florestais Energéticos


Artigos Técnicos por Celso Foelkel

Secagem "Flash" como Forma de Diferenciar Celulose de Mercado

Eucaliptos: as mais Altas e mais Produtivas Árvores do Planeta...

Lavando e Limpando as Polpas de Eucalipto

Sequências ECF e TCF de Branqueamento da Celulose Kraft de Eucalipto

Os Eucaliptos no Brasil

Os Eucaliptos no Brasil - Segunda parte

Modernas Linhas de Fibras de Celulose Kraft Branqueada de Eucaliptos

As Melhores Tecnologias e Práticas Ambientalmente Disponíveis para Produção de Polpa Kraft Branqueada de Eucalipto

A Fabricação de Celulose Kraft Branqueada de Eucalipto e o Consumo de Água

Fechando os Circuitos para se Reduzir ainda mais o Consumo de Água na Fabricação de Celulose Kraft Branqueada de Eucalipto

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e o Consumo de Água

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e a Biodiversidade

Os Eucaliptos e os Selos Verdes

Os Eucaliptos e a Conservação do Solo

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e o Meio Ambiente

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e a Sustentabilidade

Comunicando as Realidades do Setor de Base Florestal para a Sociedade

Tratando os Efluentes Hídricos das Fábricas de Celulose Kraft Branqueada de Eucalipto

Manejando as Florestas Plantadas de Eucalipto para Maior Sustentabilidade

As Florestas Plantadas de Eucalipto, o Uso da Terra e a Produção de Alimentos no Brasil

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e a Utilização de Agrotóxicos

As Florestas Plantadas de Eucaliptos e a Utilização de Fertilizantes

Acerca de Edmundo Navarro de Andrade, Armando Navarro Sampaio e Octávio Vecchi

Plantações de Eucaliptos e Árvores Geneticamente Modificadas

Poda ou Desrama das Árvores dos Eucaliptos

Papéis Reciclados e Papéis de Fibras Virgens: a Necessária Complementação Tecnológica e Ambiental

O Papel como um Bem Cultural de Fundamental Valor para a Sociedade

Indicadores de Performance Ambiental para Fábricas de Celulose Kraft Branqueada de Eucalipto

Indicadores de Desempenho e de Produtividade para Fábricas de Celulose e Papel de Eucalipto

Indicadores Sociais em Empresas de Celulose e Papel de Eucalipto

Plantios Adensados de Eucaliptos: Será que esse Novo Modelo de Silvicultura Pode Apresentar Adequada Sustentabilidade?

Aspectos da Evolução Tecnológica dos Processos de Produção de Celulose e Papel

A Rotulagem Ambiental e a Ecoeficiência como Instrumentos Gerenciais Vitais para a Construção da Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Celulose e Papel do Eucalipto

A Sustentabilidade na Rede de Valor da Celulose e Papel de Eucalipto

Princípios, Critérios e Indicadores de Manejo Florestal Sustentável para as Florestas Plantadas

As Futuras Fábricas de Celulose Kraft Branqueada – O que podemos esperar para elas?

Sacos, Sacolas e Recipientes de Embalar Compras no Varejo – Reflexões sobre um Tema Conflituoso e Polêmico

Reflexões sobre Maneiras de Secar as Mãos: Papéis Toalha, Toalhas Contínuas de Pano e Secadores Elétricos de Ar Quente

Permanência, Conservação e Restauração do Papel

O Problema dos Tocos Residuais das Florestas Plantadas de Eucaliptos

O Fenômeno de Danos em Árvores pela Ação de Ventos em Florestas Plantadas de Eucaliptos

O Papel no Mundo Digital

Medição da Madeira na Forma de Toras Empilhadas

Qualidade da Biomassa Florestal do Eucalipto para Fins Energéticos

Secagem na Floresta e ao Ar Livre de Toras e Biomassa de Eucalipto

As Fibras Celulósicas de Eucaliptos na Produção de Papéis Tissue de Elevados Níveis de Maciez e Absorção

Obrigado amigos pela sua presença nos websites da Grau Celsius e por sua leitura e navegação nos nossos textos e informativos sobre o Eucalyptus. Eles são criados, desenhados e escritos para lhes serem úteis.

Fazemos isso com entusiasmo e vocação porque acreditamos que os atos de educar e de somar/transferir conhecimentos são duas das melhores formas para se desenvolver a sociedade na busca da desejada e sonhada sustentabilidade.